sexta-feira, agosto 27, 2010

Baixo Salário é = Desistência

Ao ler uma notícia hoje pela manhã, me deu uma tremenda vontade de compartilhar essa informação com outras pessoas. O título da manchete dizia o seguinte: 
 
"Rede estadual do RJ perde quatro professores por dia; 
baixo salário seria motivo da desistência"

     Bem, esse fato explica uma série de problemas que ocorrem na rede pública de ensino. Já parou para pensar na rotatividade? Desmotivação dos professores? A notícia dizia o seguinte: "por causa disso [baixo salário], a rotatividade no setor é muito alta. “Muitos professores não ficam nem um ano na rede. Assim, não é à toa que o Rio de Janeiro esteja no penúltimo lugar do ranking do Ideb”. No último Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), referente a 2009, as notas de rede estadual do Rio de Janeiro ficaram abaixo da média nacional em todos os ciclos. De primeira a quarta série, a média da rede estadual fluminense foi 4,0, contra 4,6 na média nacional. De quinta a oitava, foi 3,1 contra 4,0 no Brasil. No ensino médio, 2,8 contra 3,6". 

     Para ler a notícia na íntegra, clique no link a seguir: Portal do Aprendiz. Não seria essa, a hora dos professores se unirem e lutarem por seus direitos? Não podemos desistir; temos que fazer a diferença em tudo que fazemos. 

segunda-feira, agosto 23, 2010

Informática Educativa: uma visão Comportamentalista Parte II

Bom dia! Bem como prometido hoje continuarei falando sobre o uso de Tecnologias em sala de aula e suas concepções. O sistema tradicional de ensino era baseado na transmissão de conhecimento de forma repetitiva e mecânica. Você lembra como foi a sua Alfabetização? Provavelmente você ficava falando em sala de aula: B com A faz BA; B com E faz BE; B com I faz... e por vai...

Eis o choque, esse tipo de aprendizagem não estimula intelecto do aluno, o que não desenvolve uma série de competências que o aluno necessita para sobreviver na sociedade em que vivemos. Mas qual a relação entre isso e as tecnologias? Como eu disse antes, muitos profissionais não estão sabendo como usar essas ferramentas e não conseguem desenvolver uma prática eficaz com seus alunos. Esse vídeo no Youtube, mostra claramente o que eu estou falando. Não é muito longo e vale a pena ver.


Você deve estar dizendo: "Ok, Felippe. Até agora eu to entendo. Mas então como eu posso trabalhar com tecnologia?" Vamos lá; O computador é uma EXCELENTE ferramenta que possibilita o usuário a explorar e construir coisas, ou seja, o indivíduo aprende fazendo. Os professore podem trabalhar com editores de texto, de imagens, planilhas, histórias em quadrinhos, e muito mais. 

Segundo Piaget e Vygotsky (Construtivismo e Socio-interacionismo) o conhecimento adquirido pelo indivíduo atráves da interação do sujeito e o meio, cria uma relação subjetiva com a pessoa, internalizando o conhecimento e tornando-se eficaz. Além de ferramenta de trabalho e estudo o computador também serve como meio de comunicação (que atualmente é o mais utilizado), então porque não se comunicar com os alunos pela web? Mesmo sendo uma aula presencial, você pode utilizar outros recursos para se comunicar com os alunos.

Vou ficando por aqui. Espero que essa conversa não tenha ficado muito longa e tenha adicionado algo para o seu conhecimento. Abraços virtuais.

Felippe M.

sexta-feira, agosto 13, 2010

Informática Educativa: uma visão Comportamentalista Parte I

Você com certeza já ouviu alguém falar o termo "Informática Educativa". Embora seja um termo relativamente "novo", podemos dizer que ele é ultrapassado. Você sabe por quê? Quando dizemos Informática Educativa esta subentendida que a Informática por si só educa, porém a formação do sujeito só será completa se ele receber uma orientação “correta” ou direcionada nos caminhos eu deve percorrer. Vamos colocar alguns fundamentos teóricos nisso.


Provavelmente você já ouviu falar em Watson e Pavlov... não? E Skinner? Esses teóricos fundamentaram a sua pesquisa na teoria do Comportamentalismo ou Behaviorismo. Nessa concepção, o aluno aprende por memorização e repetição; há um condicionamento onde o individuo recebe o estimulo e na mesma hora deve dar a resposta. Porém, para que uma aprendizagem seja eficaz e se torne significativa para um individuo, é necessário que a informação se processe em nosso cérebro, para que então tenhamos uma resposta única e singular.

Existem vários tipos de jogos educacionais que reforçam essa concepção. Aqueles jogos onde o bonequinho pede uma bola azul e a criança tem que dar uma bola azul. Caso ela esteja errada o bonequinho diz: “Você está errado. Tente de novo”. Esse tipo de situação não proporciona uma aprendizagem significativa para a criança, pois ela apenas irá responder alguma coisa pronta. Ao escolhermos utilizar um software ou outra tecnologia para ensinar às crianças, temos que pensar qual o significado esta atividade irá proporcionar para a criança.

As Tecnologias tanto servem para reforçar uma visão conservadora e individualista, como uma visão progressista. Na semana que vem irei continuar falando sobre esse assunto que merece uma atenção especial. Até breve.

terça-feira, agosto 03, 2010

Orientação na Informação

Hoje vou falar sobre a quantidade de informações que estamos expostos na sociedade. O advento da Internet e a Globalização reduziram a distância física entre os indivíduos, facilitando a transmissão de informações. Com isso, a sociedade em que vivemos, a cada dia nos “força” a sabermos SEMPRE de TUDO. Isso pode ocasionar a superficialidade do conhecimento. Nesse contexto, o que importa é a quantidade de informações dominadas e não a qualidade das informações.


Mas muitas pessoas ainda não conseguem dominar tantas informações, e na maioria das vezes não sabem o que fazer com elas. Como os professores podem preparar os alunos a receberem essas informações e fazerem algo útil com elas? Os professores também teriam essa dificuldade? Nessa “nova” sociedade o professor pode direcionar os assuntos que os estudantes devem dominar e fazer com que eles utilizem toda essa informação de forma eficiente.