segunda-feira, setembro 27, 2010

Hábito de Leitura

     A leitura é fundamental na vida do ser humano, pois ela desenvolve no indivíduo habilidades que outros atos não podem fornecer. Muitos pais e professores reclamam pois seus filhos não "gostam" de ler e só querem ficar na frente do computador e da televisão. Na maioria das vezes, isso reflete negativamente na vida do aluno; alguns lêem textos, provas, livros e não conseguem entender o que acabaram de ler; outros nem tentam ler pois têm preguiça. 

     Qual seria então "a solução" para os professores e os pais para resolver esse problema??? Primeiramente, devemos aproveitar os interesses dos estudantes. Então, se eles gostam de algum tema ou assunto, por exemplo, desenho animado, algum filme, podemos pegar esse interesse e transformá-lo em uma motivação intríseca, ou seja, uma motivação que partisse do próprio aluno. 
     
     Dessa forma, esse momento de leitura se tornaria mais prazeroso para eles e iriam desenvolver esse hábito tão importante para nós. Os pais também podem pedir que os filhos leiam "livros on-line", pedindo que eles lhes contem o que eles entenderam, como termina, quem morre, o que eles mudariam, etc. 

     Nesse primeiro momento o que importa é despertar o interesse dele, conforme ele amadurece, introduzimos leituras com um certo grau de dificuldade (números de páginas, palavras específicas, etc). Espero que esse post tenha lhe proporcionado um momento de reflexão e que tenha adicionado algo a mais para sua vida. Nos vemos na semana que vem!
Abraços,

Felippe Magarão

quinta-feira, setembro 16, 2010

Um Vídeo fala mais que 2000 caractéres

Estou participando de um Seminário em Piraí e em um dos debates com Léa Fagundes, ela mostrou esse vídeo que achei HIPER interessante. Talvez, quem se interessar possa procurar mais vídeos desse autor (Carl Sagan) e compartilhar conosco. Segue o embed...

quarta-feira, setembro 15, 2010

PesquisAção - Professor e sua prática

     "A pesquisa é fruto de um processo de fazer e de pensar sobre esse fazer, buscando em referências teóricos, elementos para o desenvolvimento da compreensão sobre esse fazer" (ESTEBAN e ZACCUR). Bem, como deu para perceber, hoje irei falar sobre a pesquisa e a importâcia dos professores serem "professores-pesquisadores". 
     Segundo Paulo Freire, ser um professor implica em ser um pesquisador, para ele os professores constroem sua ação na dinâmica prática / teoria / prática, em um movimeno de ação / reflexão / ação. Nesse perspectiva, o professor-pesquisador é aquele que faz a "leitura" do cotidiano num contexto concreto, considerando as experiências passadas e as experiências presentes, tentando perceber as possibilidades futuras de sua atuação nesse cotidiano, refletindo e intervindo sobre ele, sendo sujeito ativo na construção / reconstrução dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas nas quais atua (FREIRE).
     Então, um professor que pesquisa sabe relacionar a teoria e a prática; para ela a teoria e a prática são complementares e não algo oposto que não se relacionam. Os professores, sabem que muitas vezes é muito díficil arrumar tempo para estudar e se aperfeiçoar. Mas é preciso que façamos um "esforço" para que estejamos sempre estudando e evoluindo nossos conhecimentos.

sexta-feira, setembro 03, 2010

Aulas de Informática - Além do Computador

Já mostramos que o simples fato de ter a tecnologia dentro da escola, não garante uma mudança na prática de ensino. Temos que saber o que fazer com essas tecnologias para elas contribua para a formação do aluno.

“A instituição escolar vem assistindo ao movimento de inserção de tecnologias em seu ambiente sem, de fato, compreender as suas implicações no trabalho de seus profissionais e na própria formação de seus alunos”. (ARRUDA, 2004)

A informática em sala de aula não pode se basear somente na interação do aluno com o computador e softwares. Deve estar inserida em um currículo escolar e a serviço de uma perspectiva interdisciplinar. Recentemente, conversei com uma Mãe de uma aluna e ela me contou um fato que aconteceu com ela e sua filha. 

A Menina ficou de castigo e a Mãe a proibiu de usar computador para ver e-mails, Orkut, etc. No dia seguinte a Menina teve aula de informática ( se é que podemos chamar isso de aula) porém o professor não tinha nenhuma atividade para os alunos. Resumindo, a Menina ficou verificando seus e-mails, recados, fotos, vídeos, etc. Por coincidência, a Mãe também estava na internet e viu que a filha estava “online”.

Foco aqui no fato do professor de Informática não ser um professor, pois não está educando ninguém e nem acrescentando nada ao conhecimento dos alunos. Porém, essa é a realidade em muitas escolas. As aulas de informática não são aulas, se tornaram momentos onde os alunos “relaxam” das “matérias chatas” que têm na escola. O papel do professor é pegar o seu conhecimento e transformar sua prática de modo significativo, preparando os alunos para as rápidas mudanças na sociedade.