quinta-feira, outubro 14, 2010

Várias Imagens em uma mesma Moldura

Veja o vídeo até o final pois vale a pena.
Espero que gostem, deixe um comentário dizendo o que você achou.

Abraços virtuais,

Felippe Magarão

sábado, outubro 09, 2010

Professor ou Educador?

Falarei hoje sobre "Ser Professor". Se eu perguntasse a você qual seria o professor ideal, provavelmente você diria várias características, tais como, organizado, atencioso, inteligente, etc. Pois bem, muitos autores falam sobre o ato de ser um Educador e ser um Professor.

Segundo Rubem Alves (1991), os professores são "entidades descartáveis", da mesma forma que existem muitas coisas descartáveis. "De educadores para professores, realizamos o salto de pessoa para funções". O educador ideal constrói e habita um mundo em que a "interioridade faz diferença, em que as pessoas se definem por suas visões, paixões, esperanças e horizontes utópicos". O professor, ao contrário, é funcionário do mundo empresarial. Um educador é um "fundador de mundos, mediador de esperanças, pastor de projetos".


O que seria então segundo esse autor, um "professor ideal"? Alguns autores trabalharam sobre esse assunto e chegaram em seis aspectos importantes, que são:
  1. O compromisso: a vontade de ajudar a todos os alunos.
  2. O afeto: a comunicação de entusiasmo e carinho dos alunos.
  3. O conhecimento da didática da matéria ensinada: a facilidade para tornar simples a aprendizagem.
  4. O domínio de múltiplos modelos de ensino: a flexibilidade e a habilidade para resolver situações imprevistas.
  5. A reflexão: a capacidade de refletir sobre a prática.
  6. O trabalho em equipe: o intercâmbio de iniciativas entre colegas.
Dessa maneira, o que esses autores descrevem é o desempenho e o envolvimento com o trabalho que os profissionais da educação precisam possuir. Deixo uma pergunta, o que é necessário para preparar o educador (o educador seria o professor ideal)???