quinta-feira, março 10, 2011

Princípios para produzir cultura na era digital

Como podemos produzir cultura e conhecimento na era digital? Aqui faço eco de um documento valioso para a capacidade prospectiva, que procura responder a esta e outras questões. O documento, projetos sustentáveis para a Criatividade, foi elaborado por FCForum.

Este manifesto tem como objetivo fornecer munição para os atores políticos para incluir a economia digital na sua agenda legislativa, fornecem as ferramentas conceituais aos cidadãos para enfrentar a mudança de paradigma que afeta a produção de conhecimento, criatividade e cultura.E finalmente, criar uma comunidade global baseada no interesse comum em cultura livre. 

A educação faz parte deste quadro, essencialmente, de natureza prospectiva e porque é comprometido com a construção da cultura. Esse manifesto é um quadro para um melhor entendimento da sociedade em rede educacional. Onde está a renovação de uma sociedade e economia digital? Para reproduzir o início precoce.

1. Conversão das indústrias culturais não é apenas necessária, mas inevitável.
2. Nunca foram criados ou tem circulado como muita cultura na era digital. Neste contexto, a partilha de prova a ser essencial para a difusão da cultura.
3. Os lobistas benefícios defender as indústrias culturais se baseiam na produção artificial de escassez.
4. Temos de reconhecer as habilidades e contribuições de todos os intervenientes no domínio cultural, não apenas o produtor.
5. O ambiente digital beneficia tanto os criadores e empresários e sociedade civil. Desejável modelos de tornar mais fácil para os usuários, consumidores e produtores interagem entre si. O papel dos intermediários tem que ser revista, sob o prisma de uma idéia de colaboração.
6. Internet é uma ferramenta essencial para estabelecer contato entre os artistas e o público. Esta é uma razão pela qual é necessária para garantir o acesso à Internet gratuito para todos.
7. Os governos não promover novas formas de criação e difusão da cultura está gerando prejuízos para a sociedade e destruindo a sua diversidade cultural.
8. Software Como mostrado gratuitamente, produção e distribuição de pares não é incompatível com as estratégias de marketing e distribuição no varejo.


Texto traduzido e adaptado de: Educacíon y Virtualidad por Felippe Magarão