terça-feira, maio 24, 2011

Solidão x EaD

     Qual a importância da comunicação entre alunos e professores na Educação a Distância? As conversas (virtuais ou pessoais; síncronas ou assíncronas) podem ajudar os alunos a compreenderem melhor o conteúdo que se está aprendendo? Como uma experiência pessoal, posso dizer que essa comunicação é essencial entre os professores e alunos, e talvez muito maior entre os alunos. 

     Como todos sabem, essa modalidade de ensino, EaD é algo novo no Brasil e no mundo. Acostumados com um sistema tradicional muito alunos desistem pois dizem que não conseguem se adaptar ou até mesmo "eu só entendo com um professor me explicando". Mas e se ao invés de um professor te ensinando, você compartilhasse sua leitura com seus colegas de turma?! No começo do meu curso de Pedagogia sofri bastante com a distância física. Não me incomodava de ler, mas sim de não ter pessoas ao meu redor para conversar, rir, trocar conhecimento, etc. 

   Confesso que em um determinado momento pensei em desistir de tudo. Foi quando tive a brilhante ideia, peguei o e-mail, skype, gtalk, msn dos meus colegas e comecei a conversar sobre tudo que nos interessava. Dessa forma, aquela solidão que vem quando estava sozinho no meu quarto desapareceu, me senti mais motivado e por incrível que pareça, minhas notas aumentaram!!!

     O que quero dizer hoje é que o fato de ser um aluno de educação a distância, não significa que você precise se isolar e não ter relacionamentos. Mesmo que você só conheça pessoas de cursos diferentes do seu, converse com elas e compartilhe suas experiências, talvez você já tenha superado algum problema que ela ainda não sabe como. 

Como diz meu amigo David M., 

Ósculos a todos,

Felippe Magarão