quarta-feira, novembro 03, 2010

Televisão e Educação: Há uma possível relação?

     Primeiramente, gostaria de me desculpar pela ausencia nesse último mês, pois além do feriado, estou começando um período de relatórios e provas. Com isso fica um pouco difícil de arrumar um tempinho para falar com vocês.

     Bem, hoje escolhi falar sobre um assunto muito interessante, a utilização da televisão como um recurso pedagógico. Assim que a televisão surgiu em nosso país, assumiu rapidamente a posição de maior entretenimento nacional, tornando-se uma das fontes de identidade e integração nacional. Uma questão que deve ser considerada quando falamos sobre televisão: o seu poder de penetração e abrangência. A partir de uma pesquisa de Cristina Costa sobre o consumo midiático dos professores, a autora nos diz que:
  1. a televisão é o veículo de comunicação mais utilizado pelos professores;
  2. o programa mais assistido é o que fornece informações;
  3. a televisão é fonte de informação;
  4. é necessário discutir a televisão.
     A educação sempe foi discutida tendo em vista a potencialidade e a percepção da TV como veículo de programas especificamente educativos e a percepção de que os demais programas poderiam ser negativamente influentes.

     No Brasil, temos alguns poucos canais que se dedicaram a falar somente sobre educação. O canal mais conhecido entre os professores é o TvEscola. Vários defensores da televisão advogaram que o objetivo principal da televisão não deveria ser entretenimento e sim educação (BURKE, 2004). Desde então, alguns paises criaram as suas próprias soluções. Na Grâ-Bretanha, os programas educativos foram incorporados à programação geral; nos EUA, houve a reserva de duas centenas de canais para fins educacionais; no Japão, foi criado um canal exclusivamente dedicado à educação. 

     O surgimento de instituições de ensino superior a distância, contribuiu para a incorporação das mídias aos processos educativos. A televisão teve um grande papel nesse processo. Bem, por hoje é isso, ficamos aqui com mais uma coisa para pensar. Como podemos aproveitar esse recurso tão valioso na educação? Como estimular nossos alunos à optarem a assistir um canal educativo e não um com uma programação geral? E em sala de aula, como ele pode ser usado de forma eficaz?

     Pensem, caso desejem discutir mais sobre o assunto, podem deixar um recado ou enviar um e-mail para: felippemagarao@gmail.com

Abraços,
Felippe Magarão

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