segunda-feira, fevereiro 28, 2011

Gosto pela Leitura

Bom dia Blogueiros e Blogueiras,

Hoje irei falar sobre um assunto que está me inquietando bastante nesses últimos dias: a Leitura. Provavelmente você já ouviu falar ou então percebe que tudo ao nosso redor exige que saibamos ler, certo? Mas como "fazer" com que nossas crianças e jovens desenvolvam essa habilidade de leitura? Se eu fosse falar sobre todos os aspectos que estão envolvidos nesse assunto, o meu post iria ficar gigante e ninguém iria ler até o final. Por isso, vou tentar falar de forma breve sobre esse tema, ok?

Por que os nossos jovens não têm interesse em ler? De quem é a culpa? Bem, vamos fazer uma viagem ao tempo; você lembra como foi o seu primeiro contato com o livro? Quem estava perto? Foi difícil entender? Aonde foi? (Ora Felippe, mas porque tantas perguntas?) A questão é o seguinte, a criança está "se construindo" atráves de tudo que está ao seu redor, se fazemos com que ela leia somente na sala de aula, como uma prática "chata", sem vida e sem significado, com certeza essa criança não terá gosto ao ler.


É necessário que ampliemos esse conceito de leitura, os pais devem ler juntos com seus filhos, não como uma obrigação mas por puro prazer, puro relacionamento. E os professores na hora de selecionar os livros e textos que irão trabalhar com seus alunos, devem pensar no que eles gostam (gênero literário, tema, com ou sem imagens, etc) para que adquiram o prazer de ler.

Espero que esse post tenha feito vocês leitores queridos a refletirem um pouco sobre o seu papel, não somente professor, mas como pai, mãe, irmãos, e todos que de alguma forma tenham um vínculo com alguma criança. Fico por aqui. 
Abraços virtuais,

Felippe Magarão

2 comentários:

  1. É isso mesmo, a leitura deve ser algo prazeroso e divertido, onde as crianças possam usar a imaginação. Esse hábito deve começar desde cedo, sendo um incentivo ao pequenos. Parabéns pelo post Felippe.
    Bjs.
    Betânia

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Betânia. É verdade, já dizia O Salvador, "ensina os teus filhos em qual caminho ele deve andar que eles não te desviarão". É importante que todos ao redor da criança (principalmente) sejam uma influência positiva para a criação desse hábito (que futuramente se tornará um prazer)

    ResponderExcluir