sexta-feira, agosto 13, 2010

Informática Educativa: uma visão Comportamentalista Parte I

Você com certeza já ouviu alguém falar o termo "Informática Educativa". Embora seja um termo relativamente "novo", podemos dizer que ele é ultrapassado. Você sabe por quê? Quando dizemos Informática Educativa esta subentendida que a Informática por si só educa, porém a formação do sujeito só será completa se ele receber uma orientação “correta” ou direcionada nos caminhos eu deve percorrer. Vamos colocar alguns fundamentos teóricos nisso.


Provavelmente você já ouviu falar em Watson e Pavlov... não? E Skinner? Esses teóricos fundamentaram a sua pesquisa na teoria do Comportamentalismo ou Behaviorismo. Nessa concepção, o aluno aprende por memorização e repetição; há um condicionamento onde o individuo recebe o estimulo e na mesma hora deve dar a resposta. Porém, para que uma aprendizagem seja eficaz e se torne significativa para um individuo, é necessário que a informação se processe em nosso cérebro, para que então tenhamos uma resposta única e singular.

Existem vários tipos de jogos educacionais que reforçam essa concepção. Aqueles jogos onde o bonequinho pede uma bola azul e a criança tem que dar uma bola azul. Caso ela esteja errada o bonequinho diz: “Você está errado. Tente de novo”. Esse tipo de situação não proporciona uma aprendizagem significativa para a criança, pois ela apenas irá responder alguma coisa pronta. Ao escolhermos utilizar um software ou outra tecnologia para ensinar às crianças, temos que pensar qual o significado esta atividade irá proporcionar para a criança.

As Tecnologias tanto servem para reforçar uma visão conservadora e individualista, como uma visão progressista. Na semana que vem irei continuar falando sobre esse assunto que merece uma atenção especial. Até breve.

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