terça-feira, junho 07, 2011

Os 5 grandes erros do ensino virtual (ou EaD)

Enquanto eu me atualizava hoje de manhã, recebi um link com essa apresentação. É um assunto muito interessante e transmitido de forma bem descontraída. Vale a pena assistir. Apesar de estar em inglês, as palavras usadas são bem simples, facilitando a compreensão.

Espero que gostem.

Abraços,

Felippe M.

terça-feira, maio 24, 2011

Solidão x EaD

     Qual a importância da comunicação entre alunos e professores na Educação a Distância? As conversas (virtuais ou pessoais; síncronas ou assíncronas) podem ajudar os alunos a compreenderem melhor o conteúdo que se está aprendendo? Como uma experiência pessoal, posso dizer que essa comunicação é essencial entre os professores e alunos, e talvez muito maior entre os alunos. 

     Como todos sabem, essa modalidade de ensino, EaD é algo novo no Brasil e no mundo. Acostumados com um sistema tradicional muito alunos desistem pois dizem que não conseguem se adaptar ou até mesmo "eu só entendo com um professor me explicando". Mas e se ao invés de um professor te ensinando, você compartilhasse sua leitura com seus colegas de turma?! No começo do meu curso de Pedagogia sofri bastante com a distância física. Não me incomodava de ler, mas sim de não ter pessoas ao meu redor para conversar, rir, trocar conhecimento, etc. 

   Confesso que em um determinado momento pensei em desistir de tudo. Foi quando tive a brilhante ideia, peguei o e-mail, skype, gtalk, msn dos meus colegas e comecei a conversar sobre tudo que nos interessava. Dessa forma, aquela solidão que vem quando estava sozinho no meu quarto desapareceu, me senti mais motivado e por incrível que pareça, minhas notas aumentaram!!!

     O que quero dizer hoje é que o fato de ser um aluno de educação a distância, não significa que você precise se isolar e não ter relacionamentos. Mesmo que você só conheça pessoas de cursos diferentes do seu, converse com elas e compartilhe suas experiências, talvez você já tenha superado algum problema que ela ainda não sabe como. 

Como diz meu amigo David M., 

Ósculos a todos,

Felippe Magarão

segunda-feira, abril 25, 2011

Escolas Matam a Criatividade?

Recebi esse vídeo durante o final de semana. Vale a pena dar uma "bizoiadinha"... Espero que gostem!!!

Abraços,

Felippe Magarão





quinta-feira, março 10, 2011

Princípios para produzir cultura na era digital

Como podemos produzir cultura e conhecimento na era digital? Aqui faço eco de um documento valioso para a capacidade prospectiva, que procura responder a esta e outras questões. O documento, projetos sustentáveis para a Criatividade, foi elaborado por FCForum.

Este manifesto tem como objetivo fornecer munição para os atores políticos para incluir a economia digital na sua agenda legislativa, fornecem as ferramentas conceituais aos cidadãos para enfrentar a mudança de paradigma que afeta a produção de conhecimento, criatividade e cultura.E finalmente, criar uma comunidade global baseada no interesse comum em cultura livre. 

A educação faz parte deste quadro, essencialmente, de natureza prospectiva e porque é comprometido com a construção da cultura. Esse manifesto é um quadro para um melhor entendimento da sociedade em rede educacional. Onde está a renovação de uma sociedade e economia digital? Para reproduzir o início precoce.

1. Conversão das indústrias culturais não é apenas necessária, mas inevitável.
2. Nunca foram criados ou tem circulado como muita cultura na era digital. Neste contexto, a partilha de prova a ser essencial para a difusão da cultura.
3. Os lobistas benefícios defender as indústrias culturais se baseiam na produção artificial de escassez.
4. Temos de reconhecer as habilidades e contribuições de todos os intervenientes no domínio cultural, não apenas o produtor.
5. O ambiente digital beneficia tanto os criadores e empresários e sociedade civil. Desejável modelos de tornar mais fácil para os usuários, consumidores e produtores interagem entre si. O papel dos intermediários tem que ser revista, sob o prisma de uma idéia de colaboração.
6. Internet é uma ferramenta essencial para estabelecer contato entre os artistas e o público. Esta é uma razão pela qual é necessária para garantir o acesso à Internet gratuito para todos.
7. Os governos não promover novas formas de criação e difusão da cultura está gerando prejuízos para a sociedade e destruindo a sua diversidade cultural.
8. Software Como mostrado gratuitamente, produção e distribuição de pares não é incompatível com as estratégias de marketing e distribuição no varejo.


Texto traduzido e adaptado de: Educacíon y Virtualidad por Felippe Magarão

segunda-feira, fevereiro 28, 2011

Gosto pela Leitura

Bom dia Blogueiros e Blogueiras,

Hoje irei falar sobre um assunto que está me inquietando bastante nesses últimos dias: a Leitura. Provavelmente você já ouviu falar ou então percebe que tudo ao nosso redor exige que saibamos ler, certo? Mas como "fazer" com que nossas crianças e jovens desenvolvam essa habilidade de leitura? Se eu fosse falar sobre todos os aspectos que estão envolvidos nesse assunto, o meu post iria ficar gigante e ninguém iria ler até o final. Por isso, vou tentar falar de forma breve sobre esse tema, ok?

Por que os nossos jovens não têm interesse em ler? De quem é a culpa? Bem, vamos fazer uma viagem ao tempo; você lembra como foi o seu primeiro contato com o livro? Quem estava perto? Foi difícil entender? Aonde foi? (Ora Felippe, mas porque tantas perguntas?) A questão é o seguinte, a criança está "se construindo" atráves de tudo que está ao seu redor, se fazemos com que ela leia somente na sala de aula, como uma prática "chata", sem vida e sem significado, com certeza essa criança não terá gosto ao ler.


É necessário que ampliemos esse conceito de leitura, os pais devem ler juntos com seus filhos, não como uma obrigação mas por puro prazer, puro relacionamento. E os professores na hora de selecionar os livros e textos que irão trabalhar com seus alunos, devem pensar no que eles gostam (gênero literário, tema, com ou sem imagens, etc) para que adquiram o prazer de ler.

Espero que esse post tenha feito vocês leitores queridos a refletirem um pouco sobre o seu papel, não somente professor, mas como pai, mãe, irmãos, e todos que de alguma forma tenham um vínculo com alguma criança. Fico por aqui. 
Abraços virtuais,

Felippe Magarão