segunda-feira, abril 25, 2011

Escolas Matam a Criatividade?

Recebi esse vídeo durante o final de semana. Vale a pena dar uma "bizoiadinha"... Espero que gostem!!!

Abraços,

Felippe Magarão





quinta-feira, março 10, 2011

Princípios para produzir cultura na era digital

Como podemos produzir cultura e conhecimento na era digital? Aqui faço eco de um documento valioso para a capacidade prospectiva, que procura responder a esta e outras questões. O documento, projetos sustentáveis para a Criatividade, foi elaborado por FCForum.

Este manifesto tem como objetivo fornecer munição para os atores políticos para incluir a economia digital na sua agenda legislativa, fornecem as ferramentas conceituais aos cidadãos para enfrentar a mudança de paradigma que afeta a produção de conhecimento, criatividade e cultura.E finalmente, criar uma comunidade global baseada no interesse comum em cultura livre. 

A educação faz parte deste quadro, essencialmente, de natureza prospectiva e porque é comprometido com a construção da cultura. Esse manifesto é um quadro para um melhor entendimento da sociedade em rede educacional. Onde está a renovação de uma sociedade e economia digital? Para reproduzir o início precoce.

1. Conversão das indústrias culturais não é apenas necessária, mas inevitável.
2. Nunca foram criados ou tem circulado como muita cultura na era digital. Neste contexto, a partilha de prova a ser essencial para a difusão da cultura.
3. Os lobistas benefícios defender as indústrias culturais se baseiam na produção artificial de escassez.
4. Temos de reconhecer as habilidades e contribuições de todos os intervenientes no domínio cultural, não apenas o produtor.
5. O ambiente digital beneficia tanto os criadores e empresários e sociedade civil. Desejável modelos de tornar mais fácil para os usuários, consumidores e produtores interagem entre si. O papel dos intermediários tem que ser revista, sob o prisma de uma idéia de colaboração.
6. Internet é uma ferramenta essencial para estabelecer contato entre os artistas e o público. Esta é uma razão pela qual é necessária para garantir o acesso à Internet gratuito para todos.
7. Os governos não promover novas formas de criação e difusão da cultura está gerando prejuízos para a sociedade e destruindo a sua diversidade cultural.
8. Software Como mostrado gratuitamente, produção e distribuição de pares não é incompatível com as estratégias de marketing e distribuição no varejo.


Texto traduzido e adaptado de: Educacíon y Virtualidad por Felippe Magarão

segunda-feira, fevereiro 28, 2011

Gosto pela Leitura

Bom dia Blogueiros e Blogueiras,

Hoje irei falar sobre um assunto que está me inquietando bastante nesses últimos dias: a Leitura. Provavelmente você já ouviu falar ou então percebe que tudo ao nosso redor exige que saibamos ler, certo? Mas como "fazer" com que nossas crianças e jovens desenvolvam essa habilidade de leitura? Se eu fosse falar sobre todos os aspectos que estão envolvidos nesse assunto, o meu post iria ficar gigante e ninguém iria ler até o final. Por isso, vou tentar falar de forma breve sobre esse tema, ok?

Por que os nossos jovens não têm interesse em ler? De quem é a culpa? Bem, vamos fazer uma viagem ao tempo; você lembra como foi o seu primeiro contato com o livro? Quem estava perto? Foi difícil entender? Aonde foi? (Ora Felippe, mas porque tantas perguntas?) A questão é o seguinte, a criança está "se construindo" atráves de tudo que está ao seu redor, se fazemos com que ela leia somente na sala de aula, como uma prática "chata", sem vida e sem significado, com certeza essa criança não terá gosto ao ler.


É necessário que ampliemos esse conceito de leitura, os pais devem ler juntos com seus filhos, não como uma obrigação mas por puro prazer, puro relacionamento. E os professores na hora de selecionar os livros e textos que irão trabalhar com seus alunos, devem pensar no que eles gostam (gênero literário, tema, com ou sem imagens, etc) para que adquiram o prazer de ler.

Espero que esse post tenha feito vocês leitores queridos a refletirem um pouco sobre o seu papel, não somente professor, mas como pai, mãe, irmãos, e todos que de alguma forma tenham um vínculo com alguma criança. Fico por aqui. 
Abraços virtuais,

Felippe Magarão

quarta-feira, fevereiro 16, 2011

Como a cultura digital entra na escola

Bom dia Pessoal,
Hoje não irei escrever muita coisa, encontrei esse vídeo e acho que vale a pena assitir que tiver interesse. A abaixo temos um pequeno resumo sobre o vídeo. 
Espero que gostem.
Abraços,


No vídeo abaixo, a  Profa. Lea Fagundes mostra seu ponto de vista com relação à questão da escola na cultura digital. Aponta a instituição escola com um nicho de resistência às mudanças das culturas, e fala do medo da tecnologia no imaginário dos educadores. Por último, a Profa. reforça que a questão mais fundamental é mesmo a necessidade de mudança de cultura na escola. Ou seja, necessidade de ruptura com a concepção de ensino baseado essencialmente na memorização de conteúdos. Para Profa. Lea, isso não significar ensinar para que os alunos aprendam, mas sim para mantê-los na mediocridade.



Felippe Magarão

sexta-feira, fevereiro 11, 2011

Construindo o Conhecimento Juntos

Bom dia Prezados Leitores,

     Finalmente depois de muito tempo sem uma postagem, irei retomar a nossa "sessão de conhecimento colaborativo". Digo colaborativo, pois recentemente recebi vários e-mails e comentários no próprio blog com pessoas contando suas experiências, suas opiniões, seu conhecimento. O blog é uma excelente ferramenta para que ocorra esse tipo de "criação de conhecimento".

     Já que começamos a falar sobre a construção do conhecimento, que tal falar da Teoria das Representações Sociais? (Ahn? É o que?) Um breve histórico dessa teoria: foi proposta inicialmente por Serge Moscovici (1985) e posteriormente desenvolvida e exposta por Jodelet (2001) e Mazzotti (2000).

     A Teoria das Representações Sociais (TRS) analisa a pluralidade dos modos de organização do pensamento, ou seja, analisa os processos individuais e ao mesmo tempo coletivos de construção do significado (Eita Felippe, não to entendendo nada... vou até parar de ler... "CALMA, CONTINUE LENDO").

     Para simplificar, a TRS trata o comportamento das pessoas e a maneira como elas dão significado às coisas do mundo que as cerca. Essas representações refletem sobre como os sujeitos constroem seu conhecimento, a partir da sua inserção cultural, social etc. Um exemplo disso é o meu blog. Se você está lendo essa notícia, provavelmente o assunto é do seu interesse ou você é meu amigo, logo temos algo em comum.

     Finalizando, quero dizer essa teoria nos ajuda a entender "o porquê" de outras teorias dizerem para trazermos os conteúdos ensinados na escola para a realidade do aluno, tudo se torna melhor e mais prazeroso. Se você não gosta do tema, provavelmente não irá ler com tanto interesse nem prazer. Tudo fica melhor quando fazemos porque queremos ou gostamos.

Felippe Magarão
PS:. Desculpem o tamanho do post, mas eu estava com saudades de vocês!!! Abraços.