quinta-feira, julho 15, 2010

Ambiente Virtual de Aprendizagem

     Você sabe o que é um AVA? Atualmente com a evolução da Educação a Distância em diversos cursos, surgiu a necessidade de criar um Ambiente que proporcionasse a Aprendizagem aos alunos, levando em consideração os objetivos do curso ou da disciplina. AVA significa Ambiente Virtual de Aprendizagem. Podemos dizer que AVA seria o site onde o aluno encontra as informações sobre as disciplinas, conteúdos, links, exercícios, etc.

     São poucas as plataformas que são “flexíveis” aos diferentes objetivos de cada disciplina. Hoje irei falar sobre a plataforma Moodle. O Moodle é um software livre, ou seja, gratuito. Com isso, muitas pessoas já acham que por ser grátis não é bom. A Plataforma Moodle abre perspectivas interessantes para a criação de um curso a distância. Dentre todas as ferramentas disponíveis para a educação, a Plataforma Moodle é certamente uma das mais modernas. É uma ferramenta virtual democrática voltada ao ensino é imprescindível para derrubar as fronteiras da exclusão. Além de ser de fácil utilização para o professor, essa ferramenta também é intuitiva para o aluno.

     Ele possui várias ferramentas que facilitam o trabalho do professor na hora de corrigir trabalhos, questionários e exercícios. O Moodle tem sido usado com sucesso por instituições que vão desde a educação básica até a educação superior, em todas as áreas do conhecimento incluindo arte, linguagens, humanas e matemática. Está também estabelecido no ramo da educação continuada e ambientes de treinamento governamentais e corporativos. O Moodle pode ser configurado para atender a sua instituição da melhor maneira basta ter um programador, para configurá-la da forma que você desejar.

     Caso deseje aprender um pouco mais sobre o Moodle, visite o site do grupo de estudos EaDMoodle. “Este site é uma iniciativa de professores e pesquisadores amantes da Educação, principalmente relacionados a área de Educação a Distância. A preocupação de compreender os caminhos do aprendizado, as formas de criar interação e colaboração em sala de aula e as estratégias de motivação para aprender, são nosso foco principal” (EaDMoodle).

Nenhum comentário:

Postar um comentário