quinta-feira, julho 29, 2010

Onde Estão as Mudanças? (Resultado ENEM 2009)

Hoje irei falar de um assunto que todo mundo conhece, o ENEM. Sabemos que o ENEM é uma prova (uma das mais polêmicas) que visa avaliar o conhecimento dos alunos das escolas tanto públicas, quanto provada. Mas você sabe qual o objetivo principal dessa proposta? Segundo o site do INEP-ENEM “a proposta tem como principais objetivos democratizar as oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior, possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio” (Trecho retirado do site).

O fracasso dos colégios públicos no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2009 se tornou pauta dos principais veículos de comunicação do país. Segundo as notas no Enem, apenas duas escolas do governo aparecem na lista das 20 melhores do país. E ambas são ligadas a universidades.

São elas o colégio de aplicação da Universidade Federal de Viçosa (MG), o melhor público do país e 7.º no geral, e o colégio de aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em segundo lugar entre as instituições públicas nacionais. Nessas privilegiadas escolas, por serem ligadas a universidades, quase todos os professores têm mestrado e doutorado e ganham salários de docentes universitários. Além disso, os estudantes contam com atividade extra, ou seja, complementação de práticas além do horário formal de aulas. Esse quadro realista mostra a desigualdade entre as instituições públicas do Brasil.

Agora vem a indignação: “Ok, as escolas públicas não tiveram um bom resultado, e agora?” Agora está na hora do governo implantar mudanças na estrutura do ensino que reflitam uma mudança nesse triste resultado que temos, com as provas do ENEM. Esta na hora de avaliá-los buscando, mais do que simples informações estatísticas; é necessário buscar soluções para qualificar o ensino.

Uma das possíveis soluções é a Educação a Distância (EAD), visto que no mundo globalizado em que nos encontramos, o uso de equipamentos tecnológicos fazem parte do cotidiano dos alunos e de quase todas as atividades. Por que não utilizar um método de ensino, que tem como aliado ferramentas técnicas contemporâneas capacitadas a resultados positivos no ensino?

Vale a pena lembrar que a EAD pode ser aplicada como um auxilio nas aulas presenciais, como um material de apoio, reforço ou mesmo para resolver as dúvidas dos estudantes. Devido ao seu baixo custo, a implementação da EAD no Brasil poderia propiciar mais qualidade na educação brasileira.  A interação entre os métodos presencial e a distância pode ser um caminho mais do que recomendável para atingirmos bons resultados na educação.

2 comentários:

  1. Oi meu amigo.
    Seu artigo tá mto bom!
    Tô mto orgulhosa de vc!
    Tb acho q tem td a ver, juntar a Educação presencial e a distância, uma complementaria a outra. Acho q seria o ideal! Pois nós, bem sabemos a falta q faz a interação aluno/professor/turma. E por outro lado, tb sabemos a importância q sentimos em fazer o nosso próprio horário de estudo, q só nos é possibilitado pela educação a distância.
    Continue assim, amigo!
    Bjosssss

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  2. Oi Rita,
    Em primeiro lugar obrigado por expor a sua opinião em meu blog. Segundo, é isso mesmo; Muitos pensam na EaD como algo isolado, não pensando que este pode ser um complemento para as aulas presenciais. Os professores podem (e devem) a cada dia utilizar mais os novos recursos que estão disponíveis.
    Abraços,
    Felippe M.

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