sexta-feira, julho 09, 2010

Aula de Informática

Hoje vou falar sobre uma experiência que estou vivenciando, dando aula de Informática para crianças na Educação Infantil. Eu ainda não atuo em sala de aula como um professor, tão pouco tenho experiência em sala de aula, o que me deixou mais nervoso quando recebi o convite de dar aula de informática, para um grupo de crianças que nunca mexeram em um computador. 

A primeira coisa que eu me perguntei foi: "O que eles sabem sobre essa ferramenta?" e depois verifiquei com a professora o que eles estão aprendendo com ela, para então criar o meu plano de aula. Tive 5 dias para montar a aula, não foi tããão difícil como eu pensei que seria. Então vou descrever como foi a aula...

Primeiro peguei um mouse desconectado e perguntei para eles o que era aquilo. Nenhum deles sabiam para quê servia, mas 1 sabia o nome, "MOUSE". Então expliquei para eles qual a função do Mouse. "Direcionar essa "setinha" no monitor do computador. Com o Mouse ela vai para qualquer lugar na tela". Enquanto eu falava isso, eu pedi para eles irem mexendo no mouse para se "adaptarem ao movimento". 

Depois abri o Paint, e dei um breve descrição das ferramentas e mostrei qual iríamos usar na aula. Mostrei aonde estava a caixa de cores e como eles fariam para selecionar as cores desejadas. Em seguida, copiei um desenho de um mouse e pedi para eles pintarem com o "Balde de Tinta". A maioria teve muita dificuldade em controlar a seta e não conseguiam escolher as cores e quando clicavam, arrastavam o mouse sem querer, pintando em outro lugar. 

Em seguida, todos pintaram os seus Mouses. Eu dei um "outro Mouse" para eles pintarem...o Mickey Mouse. Esse desenho já foi um pouco mais complicado de propósito. Com várias linhas e espaços que deveríam ser pintados. A aula durou cerca de 50 min. No final eles virão os seus desenhos e gostaram muito. Na próxima semana eu também irei dar outra aula para eles com um pouco mais de "complexidade".
 
A postagem dessa semana foi um pouco diferente, pois não apresentei nenhum conceito ou discussão, mas espero que tenha gostado. Nos vemos semana que vem!! Até breve...

Um comentário:

  1. Muito legal você expor seu aprendizado.. Comigo aconteceu a mesma coisa, simplesmente me deparei com uma turminha de crianças de 2 anos e meio, como esinar informática para eles? Nossa.. no início deu até vontade de desistir.. mas foi dando certo! Eu expliquei o que era mouse contando a história do ratinho(mouse) que morava em uma casinha.. foi meio q uma dramatização.. mas ensinei de uma forma lúdica e diferente! Acho q deu certo!

    Uma experiência bem diferente e desafiadora!

    Beijos.. muito legal seu Blog!

    Carol Ramos

    ResponderExcluir