segunda-feira, setembro 27, 2010

Hábito de Leitura

     A leitura é fundamental na vida do ser humano, pois ela desenvolve no indivíduo habilidades que outros atos não podem fornecer. Muitos pais e professores reclamam pois seus filhos não "gostam" de ler e só querem ficar na frente do computador e da televisão. Na maioria das vezes, isso reflete negativamente na vida do aluno; alguns lêem textos, provas, livros e não conseguem entender o que acabaram de ler; outros nem tentam ler pois têm preguiça. 

     Qual seria então "a solução" para os professores e os pais para resolver esse problema??? Primeiramente, devemos aproveitar os interesses dos estudantes. Então, se eles gostam de algum tema ou assunto, por exemplo, desenho animado, algum filme, podemos pegar esse interesse e transformá-lo em uma motivação intríseca, ou seja, uma motivação que partisse do próprio aluno. 
     
     Dessa forma, esse momento de leitura se tornaria mais prazeroso para eles e iriam desenvolver esse hábito tão importante para nós. Os pais também podem pedir que os filhos leiam "livros on-line", pedindo que eles lhes contem o que eles entenderam, como termina, quem morre, o que eles mudariam, etc. 

     Nesse primeiro momento o que importa é despertar o interesse dele, conforme ele amadurece, introduzimos leituras com um certo grau de dificuldade (números de páginas, palavras específicas, etc). Espero que esse post tenha lhe proporcionado um momento de reflexão e que tenha adicionado algo a mais para sua vida. Nos vemos na semana que vem!
Abraços,

Felippe Magarão

Nenhum comentário:

Postar um comentário