quarta-feira, setembro 15, 2010

PesquisAção - Professor e sua prática

     "A pesquisa é fruto de um processo de fazer e de pensar sobre esse fazer, buscando em referências teóricos, elementos para o desenvolvimento da compreensão sobre esse fazer" (ESTEBAN e ZACCUR). Bem, como deu para perceber, hoje irei falar sobre a pesquisa e a importâcia dos professores serem "professores-pesquisadores". 
     Segundo Paulo Freire, ser um professor implica em ser um pesquisador, para ele os professores constroem sua ação na dinâmica prática / teoria / prática, em um movimeno de ação / reflexão / ação. Nesse perspectiva, o professor-pesquisador é aquele que faz a "leitura" do cotidiano num contexto concreto, considerando as experiências passadas e as experiências presentes, tentando perceber as possibilidades futuras de sua atuação nesse cotidiano, refletindo e intervindo sobre ele, sendo sujeito ativo na construção / reconstrução dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas nas quais atua (FREIRE).
     Então, um professor que pesquisa sabe relacionar a teoria e a prática; para ela a teoria e a prática são complementares e não algo oposto que não se relacionam. Os professores, sabem que muitas vezes é muito díficil arrumar tempo para estudar e se aperfeiçoar. Mas é preciso que façamos um "esforço" para que estejamos sempre estudando e evoluindo nossos conhecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário