sábado, junho 26, 2010

Conhecimento Prévio e Científico parte I

      Aprendemos na Graduação que para que o aluno compreenda bem os conteúdos escolares, é necessário que os conhecimentos que o aluno já possui sejam relacionados com a matéria. Inúmeros autores basearam suas obras nessa teoria, tais como: Paulo Freire, Libâneo, Kleiman dentre outros. "Ok, temos que aproveitar o conhecimento que o aluno trás consigo, mas como eu faço isso? Isso parece muito impossível!"

     Com tanta tecnologia em nosso dia-a-dia, as crianças e jovens de hoje, desenvolveram uma "habilidade inata" para usar os aparelhos eletrônicos. Parece até que eles já nascem sabendo. 
      
      Imagine um professor de Matemática que está explicando para seus alunos, sobre as formas geométricas em um quadro negro. Ele desenha todas aquelas formas e começa a falar aqueles nomes complicados: aresta, escaleno, obtusângulo, acutângulo, dentre outros. E um problema finaliza a aula: de um lado os alunos frustrados pois não entenderam nada, e do outro o professor chateado com o resultado que obteve com sua aula. Como ele poderá aproveitar algum conhecimento dos alunos??? 
   
     Chegando em casa, o professor vê seu filho de 11 anos desenhando no "Paint" as formas que ele tentou explicar para seus alunos e eles não conseguiam entender. Na aula seguinte, o professor levou os alunos para a sala de informática da escola e passou uma atividade para os alunos, onde eles teriam que desenhar as formas geométricas no Paint ou em qualquer outro programa que os alunos quissessem. O professor se impressionou com o resultado. 

    A maioria dos alunos conseguiram compreender facilmente os conceitos ensinados, pois estavam "mais seguros" utilizando algo que fazia parte do cotidiano da maioria dos alunos. 
Esse é um exemplo bem simples de como um professor pode aproveitar o conhecimento que o aluno possui e usá-lo em sala de aula.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. É simples sim pois hoje a maioria da população tem acesso ao computador de alguma forma,o professor deve ficar atento àquele aluno que por ventura precisar de ajuda,parabéns trabalho com educação infantil e já levei meus alunos ao computador da escola também penso que o caminho seja este levarmos a eles o que queremos para nossos filhos.Tudo de bom sempre Deus te proteja.Educadora infantil Andrea G,Betim MG.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Andréa por compartilhar a sua opinião. As crianças atualmente já nascem mexendo no computador, celular etc. Mas, é o nosso dever como educadores direcionar esse conhecimento "superficial" que eles possuem ensiná-los a usar cada ferramenta da melhor maneira possível.

    Tudo de bom para você também! Fique com Deus.
    Felippe M.

    ResponderExcluir