É preciso democratizar os comuptadores nas escolas e capacitar os professores para atuarem com seus alunos, afim de que usem o computador como alternativa de ensino e aprendizagem. Devido a sociedade em que vivemos e a relação que ela possui com a tecnologia, é fundamental para o professor usar o computador na escola. Algumas justificativas que mostram a importância do computador em sala de aula:
- são úteis na aprendizagem desde que não substituam o professor nem levem os alunos a se tornarem dependentes deles;
- estimulam a pesquisa para o estudo dos conteúdos curriculares;
- possibilitam os indivíduos a conhecer culturas diferentes e viajar pelo mundo, a distância;
- são viáveis na escola, desde que relacionados a atividades quedesenvolvam capacidades cognitivas;
- despertam o interesse das crianças para as atividades propostas em sala de aula, contribuindo para sua formação, por meio de uma metodologia simples, construtiva e adequada.
Hoje, o computador é visto com objeto cultural. Utilizar o computador em sala de aula, cria um diálogo entre o olhar transdisciplinar e a especificidade metodológica de cada área de conhecimento é indispensável. Além de todas as justificativas acima, a tecnologia - não somente o computador - incentiva a construção coletiva do conhecimento atráves do debate, da discussão, da crítica, da criatividade e do estímulo a autonomia.
Encerro a discussão de hoje com uma pergunta que ainda não possui uma resposta definida: Qual o papel da escola na sociedade tecnológica, na era da informática? E qual o papel do professor?
Tem alguma sugestão, crítica ou opinião? Gostaria de saber sobre algum assunto específico? Entre em contato pelo e-mail: felippemagarao@gmail.com e fale me o que você pensa. Não esqueça que é muito importante dividir o seu conhecimento com outros, para que ele não se torne obsoleto.
Obrigado pela visita,
Felippe Magarão
Bem creio que o professor tem e sempre terá um papel fundamental na vida do aluno. Acho que a forma como ele lida com os alunos é que está mudando, visto que o professor não é o detentor de todo o conhecimento. Então o aluno e o professor buscam o conhecimento JUNTOS, para que o conhecimento adquirido pelo estudante se torne algo real em sua vida.
ResponderExcluir