Bom dia caro Leitores,
Recebi vários e-mails esta semana pedindo que eu falasse um pouco sobre o uso de Tecnologias em sala de aula. Então esse será o tema de hoje. Com todos os avanços tecnológicos e um mundo cada vez mais globalizado é imprescindível que o projeto pedagógico das escolas se aproxime da realidade de muitos jovens e crianças. Porém, alguns fatores inviabilizam que isso ocorra na prática docente. Vou listar alguns desses fatores, que são:
- O despreparo do professor para conseguir usar tecnologias em sala de aula. Quando professor sai da graduação e se depara com uma prática tradicional e não democrática. Se sente desestimulado a mudar algo, pois ainda há muito preconceito sobre as Tecnologias em sala de aula. Para reduzir esse problema alguns Estados no Brasil estão disponibilizando Cursos de Formação Continuada para Professores. No Rio de Janeiro é possível encontrar esses cursos no CEDERJ. Os cursos são gratuitos e online, o que permite que os professores façam o curso e continuem atuante em sala de aula.
- A falta de recursos tecnológicos nas escolas. A maioria das escolas não possuem os recursos tecnológicos necessários, Esse com certeza é um grande fator que inviabiliza o uso e a integração das TICs no cotidiano escolar.
Existem inúmeros outros fatores que inviabilizam o uso das Tecnologias, vale a pena fazer uma pesquisa e refletir sobre os outros fatores. Mas agora uma pergunta clássica, “O uso das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) facilita o interesse dos alunos pelos conteúdos?”
Adivinhem só, a resposta é SIM! Quando nos referimos às tecnologias digitais, às novas linguagens, temos que lembrar que estas já fazem parte do cotidiano dos alunos. Os estudantes chegam com o pensamento estruturado pela forma de representação criada pelas novas tecnologias. É fundamental o professor aproveite a bagagem de conhecimento que o aluno já possui e use-a como um recurso em suas aulas.
Adivinhem só, a resposta é SIM! Quando nos referimos às tecnologias digitais, às novas linguagens, temos que lembrar que estas já fazem parte do cotidiano dos alunos. Os estudantes chegam com o pensamento estruturado pela forma de representação criada pelas novas tecnologias. É fundamental o professor aproveite a bagagem de conhecimento que o aluno já possui e use-a como um recurso em suas aulas.
Felippe M.
Oi Felippe.
ResponderExcluirEm Seminário 3, nosso trabalho foi exatamente sobre este assunto e, entre outras dificuldades, falamos da insegurança q mtos professores tem em usar as TICs com seus alunos, como no caso da Helen q ficava apavorada com a ideia. Ou ainda como em um dos casos q pesquisamos, em q uma professora de escola estadual, não fazia uso das TICs pq havia tanta burocracia nessa hora, e tanto terrorismo como ter toda responsabilidade pelos aparelhos, no caso computadores, responsabilizando-os por todo e qualquer dano q os professores, simplesmente, não levam as crianças para a sala de informática.
Bjos, amigo.
Oi Rita,
ResponderExcluirObrigado pelo seu comentário. Realemente esse é um assunto que gera muita polêmica, pois mesmo com as facilidades que a "Sociedade Digital" nos dá, muitos professores têm dificuldade em trazer esse conhecimento para dentro da sala de aula. Para resolver esse problema algumas Instituições de Ensino Superior estão adaptando os seus currículos nas Licenciaturas, é o caso do CEDERJ - UNIRO. Temos a disciplina Informática Instrumental e Informática na Educação. Ambas são excelentes disciplinas que ajudam muito na formação dos futuros professores.