terça-feira, junho 29, 2010

Conhecimento Prévio e Científico parte II

     Já que estamoa falando em aproveitar o conhecimento que o aluno possui, porque não falar do que eles sabem sobre Futebol? Vimos anteriormente que quando os conteúdos escolares são relacionados com um conhecimento que o aluno já possuí, ele se torna mais significativo para o indivíduo. Hoje irei falar sobre alguns conteúdos que podemos abordar relacionando com algumas disciplinas. 

     Em Geografia, podemos falar sobre o espaço geográfico, estudar mapas, situação socio-economica dos países, etc. É possível fazer um trabalho com toda a turma separando os grupos por continente e pedindo que pesquisem sobre a cultura desses países, etc. 
Já em Matemática, o professor pode desenvolver um trabalho para introduzir conceitos estatísticos. Por exemplo, criar uma tabela com os paises da copa analisando a quantidade de vezes que eles já participaram da Copa, com o resultado pode-se criar gráficos, tabelas e muito mais.

     Em História o professor pode explorar o conhecimento que eles têm sobre os países e estudar o passado dos países: como se formaram, como foram descobertos, como viviam quando Colônia, etc. Um professor que consegue relacionar a sua matéria com outros conhecimentos, terá um excelente resultado ao ver seus alunos se dedicando mais ao estudo, pois estarão motivados e com fome por aprender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário