quinta-feira, outubro 14, 2010

Várias Imagens em uma mesma Moldura

Veja o vídeo até o final pois vale a pena.
Espero que gostem, deixe um comentário dizendo o que você achou.

Abraços virtuais,

Felippe Magarão

sábado, outubro 09, 2010

Professor ou Educador?

Falarei hoje sobre "Ser Professor". Se eu perguntasse a você qual seria o professor ideal, provavelmente você diria várias características, tais como, organizado, atencioso, inteligente, etc. Pois bem, muitos autores falam sobre o ato de ser um Educador e ser um Professor.

Segundo Rubem Alves (1991), os professores são "entidades descartáveis", da mesma forma que existem muitas coisas descartáveis. "De educadores para professores, realizamos o salto de pessoa para funções". O educador ideal constrói e habita um mundo em que a "interioridade faz diferença, em que as pessoas se definem por suas visões, paixões, esperanças e horizontes utópicos". O professor, ao contrário, é funcionário do mundo empresarial. Um educador é um "fundador de mundos, mediador de esperanças, pastor de projetos".


O que seria então segundo esse autor, um "professor ideal"? Alguns autores trabalharam sobre esse assunto e chegaram em seis aspectos importantes, que são:
  1. O compromisso: a vontade de ajudar a todos os alunos.
  2. O afeto: a comunicação de entusiasmo e carinho dos alunos.
  3. O conhecimento da didática da matéria ensinada: a facilidade para tornar simples a aprendizagem.
  4. O domínio de múltiplos modelos de ensino: a flexibilidade e a habilidade para resolver situações imprevistas.
  5. A reflexão: a capacidade de refletir sobre a prática.
  6. O trabalho em equipe: o intercâmbio de iniciativas entre colegas.
Dessa maneira, o que esses autores descrevem é o desempenho e o envolvimento com o trabalho que os profissionais da educação precisam possuir. Deixo uma pergunta, o que é necessário para preparar o educador (o educador seria o professor ideal)??? 

segunda-feira, setembro 27, 2010

Hábito de Leitura

     A leitura é fundamental na vida do ser humano, pois ela desenvolve no indivíduo habilidades que outros atos não podem fornecer. Muitos pais e professores reclamam pois seus filhos não "gostam" de ler e só querem ficar na frente do computador e da televisão. Na maioria das vezes, isso reflete negativamente na vida do aluno; alguns lêem textos, provas, livros e não conseguem entender o que acabaram de ler; outros nem tentam ler pois têm preguiça. 

     Qual seria então "a solução" para os professores e os pais para resolver esse problema??? Primeiramente, devemos aproveitar os interesses dos estudantes. Então, se eles gostam de algum tema ou assunto, por exemplo, desenho animado, algum filme, podemos pegar esse interesse e transformá-lo em uma motivação intríseca, ou seja, uma motivação que partisse do próprio aluno. 
     
     Dessa forma, esse momento de leitura se tornaria mais prazeroso para eles e iriam desenvolver esse hábito tão importante para nós. Os pais também podem pedir que os filhos leiam "livros on-line", pedindo que eles lhes contem o que eles entenderam, como termina, quem morre, o que eles mudariam, etc. 

     Nesse primeiro momento o que importa é despertar o interesse dele, conforme ele amadurece, introduzimos leituras com um certo grau de dificuldade (números de páginas, palavras específicas, etc). Espero que esse post tenha lhe proporcionado um momento de reflexão e que tenha adicionado algo a mais para sua vida. Nos vemos na semana que vem!
Abraços,

Felippe Magarão

quinta-feira, setembro 16, 2010

Um Vídeo fala mais que 2000 caractéres

Estou participando de um Seminário em Piraí e em um dos debates com Léa Fagundes, ela mostrou esse vídeo que achei HIPER interessante. Talvez, quem se interessar possa procurar mais vídeos desse autor (Carl Sagan) e compartilhar conosco. Segue o embed...

quarta-feira, setembro 15, 2010

PesquisAção - Professor e sua prática

     "A pesquisa é fruto de um processo de fazer e de pensar sobre esse fazer, buscando em referências teóricos, elementos para o desenvolvimento da compreensão sobre esse fazer" (ESTEBAN e ZACCUR). Bem, como deu para perceber, hoje irei falar sobre a pesquisa e a importâcia dos professores serem "professores-pesquisadores". 
     Segundo Paulo Freire, ser um professor implica em ser um pesquisador, para ele os professores constroem sua ação na dinâmica prática / teoria / prática, em um movimeno de ação / reflexão / ação. Nesse perspectiva, o professor-pesquisador é aquele que faz a "leitura" do cotidiano num contexto concreto, considerando as experiências passadas e as experiências presentes, tentando perceber as possibilidades futuras de sua atuação nesse cotidiano, refletindo e intervindo sobre ele, sendo sujeito ativo na construção / reconstrução dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas nas quais atua (FREIRE).
     Então, um professor que pesquisa sabe relacionar a teoria e a prática; para ela a teoria e a prática são complementares e não algo oposto que não se relacionam. Os professores, sabem que muitas vezes é muito díficil arrumar tempo para estudar e se aperfeiçoar. Mas é preciso que façamos um "esforço" para que estejamos sempre estudando e evoluindo nossos conhecimentos.