sexta-feira, agosto 13, 2010

Informática Educativa: uma visão Comportamentalista Parte I

Você com certeza já ouviu alguém falar o termo "Informática Educativa". Embora seja um termo relativamente "novo", podemos dizer que ele é ultrapassado. Você sabe por quê? Quando dizemos Informática Educativa esta subentendida que a Informática por si só educa, porém a formação do sujeito só será completa se ele receber uma orientação “correta” ou direcionada nos caminhos eu deve percorrer. Vamos colocar alguns fundamentos teóricos nisso.


Provavelmente você já ouviu falar em Watson e Pavlov... não? E Skinner? Esses teóricos fundamentaram a sua pesquisa na teoria do Comportamentalismo ou Behaviorismo. Nessa concepção, o aluno aprende por memorização e repetição; há um condicionamento onde o individuo recebe o estimulo e na mesma hora deve dar a resposta. Porém, para que uma aprendizagem seja eficaz e se torne significativa para um individuo, é necessário que a informação se processe em nosso cérebro, para que então tenhamos uma resposta única e singular.

Existem vários tipos de jogos educacionais que reforçam essa concepção. Aqueles jogos onde o bonequinho pede uma bola azul e a criança tem que dar uma bola azul. Caso ela esteja errada o bonequinho diz: “Você está errado. Tente de novo”. Esse tipo de situação não proporciona uma aprendizagem significativa para a criança, pois ela apenas irá responder alguma coisa pronta. Ao escolhermos utilizar um software ou outra tecnologia para ensinar às crianças, temos que pensar qual o significado esta atividade irá proporcionar para a criança.

As Tecnologias tanto servem para reforçar uma visão conservadora e individualista, como uma visão progressista. Na semana que vem irei continuar falando sobre esse assunto que merece uma atenção especial. Até breve.

terça-feira, agosto 03, 2010

Orientação na Informação

Hoje vou falar sobre a quantidade de informações que estamos expostos na sociedade. O advento da Internet e a Globalização reduziram a distância física entre os indivíduos, facilitando a transmissão de informações. Com isso, a sociedade em que vivemos, a cada dia nos “força” a sabermos SEMPRE de TUDO. Isso pode ocasionar a superficialidade do conhecimento. Nesse contexto, o que importa é a quantidade de informações dominadas e não a qualidade das informações.


Mas muitas pessoas ainda não conseguem dominar tantas informações, e na maioria das vezes não sabem o que fazer com elas. Como os professores podem preparar os alunos a receberem essas informações e fazerem algo útil com elas? Os professores também teriam essa dificuldade? Nessa “nova” sociedade o professor pode direcionar os assuntos que os estudantes devem dominar e fazer com que eles utilizem toda essa informação de forma eficiente.

quinta-feira, julho 29, 2010

Onde Estão as Mudanças? (Resultado ENEM 2009)

Hoje irei falar de um assunto que todo mundo conhece, o ENEM. Sabemos que o ENEM é uma prova (uma das mais polêmicas) que visa avaliar o conhecimento dos alunos das escolas tanto públicas, quanto provada. Mas você sabe qual o objetivo principal dessa proposta? Segundo o site do INEP-ENEM “a proposta tem como principais objetivos democratizar as oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior, possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio” (Trecho retirado do site).

O fracasso dos colégios públicos no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2009 se tornou pauta dos principais veículos de comunicação do país. Segundo as notas no Enem, apenas duas escolas do governo aparecem na lista das 20 melhores do país. E ambas são ligadas a universidades.

São elas o colégio de aplicação da Universidade Federal de Viçosa (MG), o melhor público do país e 7.º no geral, e o colégio de aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em segundo lugar entre as instituições públicas nacionais. Nessas privilegiadas escolas, por serem ligadas a universidades, quase todos os professores têm mestrado e doutorado e ganham salários de docentes universitários. Além disso, os estudantes contam com atividade extra, ou seja, complementação de práticas além do horário formal de aulas. Esse quadro realista mostra a desigualdade entre as instituições públicas do Brasil.

Agora vem a indignação: “Ok, as escolas públicas não tiveram um bom resultado, e agora?” Agora está na hora do governo implantar mudanças na estrutura do ensino que reflitam uma mudança nesse triste resultado que temos, com as provas do ENEM. Esta na hora de avaliá-los buscando, mais do que simples informações estatísticas; é necessário buscar soluções para qualificar o ensino.

Uma das possíveis soluções é a Educação a Distância (EAD), visto que no mundo globalizado em que nos encontramos, o uso de equipamentos tecnológicos fazem parte do cotidiano dos alunos e de quase todas as atividades. Por que não utilizar um método de ensino, que tem como aliado ferramentas técnicas contemporâneas capacitadas a resultados positivos no ensino?

Vale a pena lembrar que a EAD pode ser aplicada como um auxilio nas aulas presenciais, como um material de apoio, reforço ou mesmo para resolver as dúvidas dos estudantes. Devido ao seu baixo custo, a implementação da EAD no Brasil poderia propiciar mais qualidade na educação brasileira.  A interação entre os métodos presencial e a distância pode ser um caminho mais do que recomendável para atingirmos bons resultados na educação.

quinta-feira, julho 15, 2010

Ambiente Virtual de Aprendizagem

     Você sabe o que é um AVA? Atualmente com a evolução da Educação a Distância em diversos cursos, surgiu a necessidade de criar um Ambiente que proporcionasse a Aprendizagem aos alunos, levando em consideração os objetivos do curso ou da disciplina. AVA significa Ambiente Virtual de Aprendizagem. Podemos dizer que AVA seria o site onde o aluno encontra as informações sobre as disciplinas, conteúdos, links, exercícios, etc.

     São poucas as plataformas que são “flexíveis” aos diferentes objetivos de cada disciplina. Hoje irei falar sobre a plataforma Moodle. O Moodle é um software livre, ou seja, gratuito. Com isso, muitas pessoas já acham que por ser grátis não é bom. A Plataforma Moodle abre perspectivas interessantes para a criação de um curso a distância. Dentre todas as ferramentas disponíveis para a educação, a Plataforma Moodle é certamente uma das mais modernas. É uma ferramenta virtual democrática voltada ao ensino é imprescindível para derrubar as fronteiras da exclusão. Além de ser de fácil utilização para o professor, essa ferramenta também é intuitiva para o aluno.

     Ele possui várias ferramentas que facilitam o trabalho do professor na hora de corrigir trabalhos, questionários e exercícios. O Moodle tem sido usado com sucesso por instituições que vão desde a educação básica até a educação superior, em todas as áreas do conhecimento incluindo arte, linguagens, humanas e matemática. Está também estabelecido no ramo da educação continuada e ambientes de treinamento governamentais e corporativos. O Moodle pode ser configurado para atender a sua instituição da melhor maneira basta ter um programador, para configurá-la da forma que você desejar.

     Caso deseje aprender um pouco mais sobre o Moodle, visite o site do grupo de estudos EaDMoodle. “Este site é uma iniciativa de professores e pesquisadores amantes da Educação, principalmente relacionados a área de Educação a Distância. A preocupação de compreender os caminhos do aprendizado, as formas de criar interação e colaboração em sala de aula e as estratégias de motivação para aprender, são nosso foco principal” (EaDMoodle).

sexta-feira, julho 09, 2010

Aula de Informática

Hoje vou falar sobre uma experiência que estou vivenciando, dando aula de Informática para crianças na Educação Infantil. Eu ainda não atuo em sala de aula como um professor, tão pouco tenho experiência em sala de aula, o que me deixou mais nervoso quando recebi o convite de dar aula de informática, para um grupo de crianças que nunca mexeram em um computador. 

A primeira coisa que eu me perguntei foi: "O que eles sabem sobre essa ferramenta?" e depois verifiquei com a professora o que eles estão aprendendo com ela, para então criar o meu plano de aula. Tive 5 dias para montar a aula, não foi tããão difícil como eu pensei que seria. Então vou descrever como foi a aula...

Primeiro peguei um mouse desconectado e perguntei para eles o que era aquilo. Nenhum deles sabiam para quê servia, mas 1 sabia o nome, "MOUSE". Então expliquei para eles qual a função do Mouse. "Direcionar essa "setinha" no monitor do computador. Com o Mouse ela vai para qualquer lugar na tela". Enquanto eu falava isso, eu pedi para eles irem mexendo no mouse para se "adaptarem ao movimento". 

Depois abri o Paint, e dei um breve descrição das ferramentas e mostrei qual iríamos usar na aula. Mostrei aonde estava a caixa de cores e como eles fariam para selecionar as cores desejadas. Em seguida, copiei um desenho de um mouse e pedi para eles pintarem com o "Balde de Tinta". A maioria teve muita dificuldade em controlar a seta e não conseguiam escolher as cores e quando clicavam, arrastavam o mouse sem querer, pintando em outro lugar. 

Em seguida, todos pintaram os seus Mouses. Eu dei um "outro Mouse" para eles pintarem...o Mickey Mouse. Esse desenho já foi um pouco mais complicado de propósito. Com várias linhas e espaços que deveríam ser pintados. A aula durou cerca de 50 min. No final eles virão os seus desenhos e gostaram muito. Na próxima semana eu também irei dar outra aula para eles com um pouco mais de "complexidade".
 
A postagem dessa semana foi um pouco diferente, pois não apresentei nenhum conceito ou discussão, mas espero que tenha gostado. Nos vemos semana que vem!! Até breve...